quinta-feira, 10 de outubro de 2013

I climbed a mountain and I turned around

Seja seguro de si. Mas não muito. A gente corre o risco de estar errado e tem o direito de se arrepender. Conheço dezenas de pessoas que acham que sabem de tudo e no fundo talvez até saibam. O que elas não sabem é que são insuportáveis. Então desconheça sem medo. 

Nenhum julgamento dos outros deve atingi-lo sem antes ser analisado pelo seu autoconhecimento e amor próprio. No entanto, não há verdade que você não possa suportar e nem mentira capaz de te derrubar. Você vai encontrar tantas pessoas ruins que talvez te façam pensar que você não merece tudo o que tem. Mas se você souber quem você é e de onde veio, você não precisará dar satisfações a ninguém. Então abandone o barco sem olhar para trás.

O bom da vida é que tudo é muito amplo. Se não deu certo aqui, pode dar certo ali. Se não foi hoje, pode ser amanhã. Não viva com urgência. Cada minuto pode ser o último, mas se a gente tomar consciência disso, tudo se torna desespero. Então acho que no fundo temos que viver cada minuto como se não houvesse tempo para arrependimentos.

Perdoe sempre que possível. Não é um ato de fraqueza. Mas na hora certa, você vai saber que o perdão é uma forma de escolher entre você ou o outro. E sabe qual é a escolha certa? Você. Escolha se amar cada vez mais, deixando o passado que machuca para trás.

Eu não tenho nenhuma conquista que não tenha passado pela marca do sofrimento. Sofrer nem sempre vale a pena, eu não viveria momentos de dor e angústia de novo. Mas inevitavelmente tudo me trouxe até aqui. O que foi bom e o que foi ruim.

Quando sofro, percebo que a minha capacidade de amar ultrapassa qualquer ira ou revolta. Foi no sofrimento que eu descobri: Meu Deus, como eu me amo! Como amo a minha família. 
Essas descobertas valeram a vida toda.

Tem que valer a pena para você também. Hoje você faz 18 anos, logo começa a faculdade e uma vida nova. Na faculdade eu fiz grandes amigos. Senti muita paixão, muito ódio, muito orgulho, muita paz. Mas o que mais senti foi saudade de casa. Foi saudade de você.

Nenhum comentário: