sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O início da saga

Talvez se este fosse um blog anônimo, eu poderia escrever tudo com mais firmeza. Mas não é. Falta coragem para fazer um novo. E falar de forma aberta sobre emprego e oportunidades negadas pode gerar muitos desentendimentos. Só que... isto pode me ajudar a ponderar sobre o que as pessoas podem saber ou não. Um protesto anônimo e ao mesmo tempo individual, se formos pensar bem, não faz sentido. Eu sou o protagonista aqui e eu quero que vocês me conheçam.

Eu me formo este ano em Engenharia Química, que por algum motivo eu insisto em escrever com letra maiúscula - mesmo sendo a forma correta, mas pouco usada pelos colegas de curso. Antes disso, eu terei que ser aprovados em algumas disciplinas e conseguir um estágio - estágio que ainda não sei onde, nem como, nem quando e nem de que jeito - o que equilave a "como", mas eu precisava ampliar o número de incertezas.

Hoje em dia podemos submeter o nosso currículo de tudo quanto é jeito. E o que era pra ser bom, no fundo, só complica o coração do futuro estagiário.
A sensação que eu tenho é a de que nunca leram o meu currículo, em meio a tantos outros que chegam a cada segundo.

E eu tento pensar nos meus diferenciais e vejo que eu tenho muitos, mas não sei de que forma eles podem ser aproveitados. Penso se realmente mereço uma chance e vejo claramente que sim.

A realidade maior é esta: você não está pronto pro mercado de trabalho.

Bom, eu acho que é o mercado que não está pronto para mim - o que equivale a dizer que o mundo todo está errado e que eu sou a única pessoa correta, ou ainda, devaneios.

Quem será que vai me escolher? Isso é muito maluco. Existe alguém no mundo que eu ainda não conheço que vai ser extremamente importante para mim. Mas no fundo, será que eu vou ser escolhido ou tudo o que está por vir é apenas um fragmento das milhares de escolhas que eu venho fazendo ao longo do tempo.

Eu não sei.

4 comentários:

Fernanda disse...

espero de todo coração que vc consiga o estagio..que chiqueeeee vc engenheiro quimico...

Fenix disse...

Sobre o início do seu post, eu te entendo perfeitamente. Mas quando vejo que esse blog é escrito por uma pessoa que realmente existe, acho bem mais confiável e admirável. Sobre estágios, estou na mesma: à procura. Mas acho que nós devemos focar em uma empresa que queremos muito trabalhar e se preparar para aquela empresa. Acho que é a gente que escolhe, pois, somos nós mesmos que vamos levar o currículo. Mas as vezes dá sorte de um amigo ou alguém indicar, o que seria muito bom para mim...hehe
Mas no fim você vai conseguir sim o estágio, é só não desistir!

SUSANA disse...

Três pitacos:
-escolha um papel colorido, que se destaque, pra fazer seu currículo (acho essa palavra horrível);
-não só o mercado de trabalho, mas o mundo não está preparado pra você, você é uma espécie de ser superior. kkkkkkk
-tem que constar no seu currículo que você é inteligente, escreve muito bem, é divertido e sincero.

Com certeeeeeeeeeza que você vai se dar bem com essa minha interferência, né? kkkkkkkkkk Mas boa sorte mesmo assim =)

Caco disse...

Thiago, você já aprendeu um monte de coisa no seu curso, agora, vai aprender mais ainda. Nada melhor que a experiência pra amadurecer. E seu primeiro emprego vai ser uma experiência maravilhosa, porque você é dedicado no que faz. Você sabe do seu potencial, e a oportunidade vai chegar. Pode crer. Tem espaço pra todo mundo.